Faixa Atual

Título

Artista


Hospital de Ovar celebrou 55 anos focado na Unidade de Hospitalização Domiciliária

Escrito por em 02/07/2021

No passado dia 24 de junho o Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar (HFZ), comemorou o seu 55º. aniversário.
A cerimónia contou com a presença de António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Mário Rui, em representação da Administração Regional de Saúde do Centro, Pedro Almeida, Diretor do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar e demais deputados, autarcas e profissionais de saúde.

A assinatura de um protocolo de colaboração entre o Hospital de Ovar e o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), que gere os Hospitais S. Sebastião de Santa Maria da Feira, S. Miguel de Oliveira de Azeméis e de São João da Madeira, no âmbito da atividade da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) marcou o arranque da celebração da efeméride.

Após a formalização do documento por Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo do HFZ e Miguel Paiva, Presidente do Concelho de Administração do CHEDV, foi inaugurado o novo espaço da Unidade de Hospitalização Domiciliária e promovida uma breve visita.

Segundo Luís Miguel Ferreira, a colaboração com o CHEDV vai permitir rentabilizar recursos materiais e humanos, estreitando as relações de trabalho das duas equipas das UHD. Afirmou ainda que o trabalho em rede e a boa relação institucional são um exemplo de conjugação de esforços, que possibilita a otimização dos recursos existentes.

Aproveitando para agradecer à Liga dos Amigos do Hospital de Ovar o apoio concedido na aquisição da carrinha que transportará a equipa médica, o Presidente do Conselho Diretivo do HFZ afirmou que a retoma desta atividade, para além de representar um serviço muito importante para a comunidade, constitui um enorme esforço por parte das equipas médicas que se deslocam às residências dos utentes.

Seguiram-se as intervenções, que a Rádio AVfm registou:

Luís Miguel Ferreira | Presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar

Luís Miguel Ferreira começou por agradecer a todos os profissionais de saúde que dedicam grande parte da sua vida a cuidar dos utentes, com grande dignidade e profissionalismo, destacando que são cada vez mais os utentes que recorrem aos serviços prestados pela unidade de saúde, na qual confiam.

Consciente da modesta dimensão do hospital, afirmou que é necessário ser criativo para conseguir prestar os melhores serviços à comunidade. Aproveitou para explicar a retoma da atividade da Unidade de Hospitalização Domiciliária noutro local do hospital, já que o espaço anteriormente usado serviu para alargar a ala da Medicina Interna.
Dando um exemplo de criatividade na gestão, deu nota de que o atual espaço da UHD ficou disponível porque a farmácia foi transferida para o antigo armazém que, por sua vez, se mudou para uma estrutura de monoblocos.

Salvador Malheiro | Presidente da Câmara Municipal de Ovar

Salvador Malheiro endereçou cumprimentos a todos os presentes, em especial ao Secretário de Estado e Adjunto da Saúde, pela atenção que teve com o Município de Ovar, sobretudo no período inicial da pandemia Covid-19, quando o concelho esteve sujeito a medidas extraordinárias.

Deu os parabéns à instituição de saúde e agradeceu a todos os profissionais que prestam o serviço público de assistência médica, tão necessária, assim como a todos os profissionais que já o prestaram.

Por último, comprometeu-se a continuar a ajudar o Hospital de Ovar, com protocolos e apoios, já habituais, que nem sempre fazem parte das competências da autarquia.

António Lacerda Sales | Secretário de Estado Adjunto e da Saúde

António Lacerda Sales considerou que o Hospital de Ovar teve uma resposta notável em período de pandemia, graças ao empenho dos seus profissionais.

Confirmando a modéstia das dimensões do hospital, enalteceu o tamanho das suas capacidades técnicas e humanas, lado a lado com a capacidade de adaptação e de reorganização.

Ao olharmos para trás, devemos sentir orgulho na trajetória desta instituição de saúde, que abrange uma população de cerca de 60 mil pessoas. Devemos orgulhar-nos da dedicação dos seus colaboradores, do ambiente que aqui se vive, da qualidade dos serviços que aqui são prestados

disse António Lacerda Sales

António Dias fez o registo dos melhores instantâneos da cerimónia:

« de 74 »

O Hospital de Ovar

A unidade hospitalar vareira foi inaugurada a 24 de junho de 1966, pelo então Presidente da República Américo Tomás. O edifício terá começado a ser construído em 1958, já com a finalidade de assegurar a assistência médica e cirúrgica que os seus meios lhe permitissem, à população da região.

Atualmente, o Hospital de Ovar presta esse serviço à sua comunidade e à população dos concelhos vizinhos, abrangendo uma população de cerca de 60.000 utentes.

O hospital é constituído por um edifício principal de quatro pisos e por um conjunto satélite de cinco pequenos edifícios, prevendo-se para breve um novo edifício associado à obra de ampliação/remodelação do Bloco Operatório.

O Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar está classificado como Hospital Distrital de Nível I, desde 17 de fevereiro de 1983, sendo um dos cinco hospitais do Setor Público Administrativo (SPA) ainda existentes no país. 


Fotos: António Dias
Áudios: Jaime Valente
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *