JSD de Ovar quer que o combate à erosão costeira seja uma prioridade
Escrito por AVfm em 17/09/2020
A Juventude Social Democrata (JSD) de Ovar mostrou publicamente a sua preocupação com o desaparecimento do areal das praias do nosso Concelho e aproveitou para apresentar medidas de combate à erosão costeira na praia do Furadouro.
Os jovens laranjas consideram a erosão costeira um assunto de máxima importância, visto tratar-se de um problema com impacto negativo nas gerações futuras.
A organização juvenil social democrata preparou um estudo com várias propostas políticas para a resolução desta problemática. Das ações previstas, fazem parte pedidos a endereçar ao Governo e à União Europeia, para que se avance com a construção de quebra-mares destacados, paralelos à linha de costa, capazes de diminuir a frequência e os gastos inerentes à reposição artificial de sedimentos.
“A praia do Furadouro em poucos anos perdeu já mais de 500 metros de areal (…) e a mesma tendência acontece nas restantes praias do Município, pelo que, se nada for feito pelo Governo e pela União Europeia, que são as entidades competentes e com os recursos financeiros necessários, corremos o risco de ver as nossas praias a desaparecer de vez”
referiu Tiago Palha, Presidente da JSD de Ovar
Para mostrar de forma mais clara o impacto da erosão costeira na praia do Furadouro, foram colocadas, lado a lado, fotografias das décadas de 1960 e de 2020, sendo visível a grande diferença no areal. Também foram expostos cartazes com dados científicos sobre o avanço do mar, que acabaram por captar a atenção de centenas de pessoas.
A campanha, intitulada “Salvar a Praia #ComeçaContigo”, teve início com esta iniciativa no Furadouro, indo estender-se a outras praias do Município.