Liga dos Amigos do Hospital de Ovar promove “Casa Aberta ao Voluntariado em Saúde” no próximo sábado
Written by AVfm on 19/01/2022
A Liga dos Amigos do Hospital de Ovar (LADHO) está a promover a iniciativa “Casa Aberta ao Voluntariado em Saúde”, com a primeira sessão a ter lugar já no próximo sábado, 22 de janeiro, entre as 10h00 e as 18h00, na Casa Museu Júlio Dinis.
A intenção passa por informar todos aqueles que queiram saber mais sobre o voluntariado no setor da saúde, sem perder o foco na possibilidade de reforçar o grupo de voluntários que apoia os utentes do Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar (HFZ), a par de outros cidadãos que necessitem de equipamentos ou de acompanhamento para melhorar o seu estado de saúde.
Este será o primeiro de três encontros, com os próximos a ter lugar no mesmo local e horário, com datas marcadas para 19 de fevereiro e 26 de março.
Carlos Pinto Ribeiro, presidente da direção da LADHO, quer dar a conhecer o trabalho dos voluntários e o impacto do mesmo na vida dos utentes, levando a que os interessados sintam o “chamamento para a missão de ajudar os outros, numa área tão sensível e particular como é a saúde”.
No fundo, pretendemos despertar a vontade e até descobrir a vocação das pessoas para o voluntariado, sobretudo os jovens, que têm aqui também uma oportunidade excelente de socialização, de praticar a forma mais fraterna da cidadania e de valorização.
sublinhou Carlos Pinto Ribeiro
Seremos mais felizes se tornarmos os outros mais felizes!
A LAHDO é uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos.
Desde a sua criação, em 1986, os voluntários têm contribuído para a humanização dos cuidados de saúde prestados no Hospital de Ovar. Levar os afetos até às salas de espera e promover a inclusão dos doentes e seus acompanhantes na organização hospitalar, são vetores que aumentam a qualidade dos cuidados de saúde.
A visita a utentes internados abandonados à sua sorte é outra vertente da intervenção dos voluntários, contribuindo para motivar os utentes a receber os tratamentos, diminuir a ansiedade, a rejeição e a negação dos doentes.
[give_form id=”81006″]