Current track

Title

Artist

Current show

AV Despertar

06:00 08:00

Current show

AV Despertar

06:00 08:00


No Mercado de Albergaria-a-Velha a fruta feia não foi para o lixo. E os legumes também não!

Por em 08/01/2022

Durante o ano de 2021, no Mercado Municipal de Albergaria-a-Velha, foi implementada uma campanha de combate ao desperdício alimentar.

Designada “Fruta Feia não vai para o Lixo”, a iniciativa reduziu a quantidade de alimentos descartados, tanto pelo seu aspeto exterior como pelo estado de amadurecimento, que levam os consumidores a rejeitá-los.

Com a colaboração dos operadores do Mercado Municipal, tornou-se possível recolher bens alimentares perecíveis, ainda com qualidade para consumir ou transformar noutros produtos.

Laranjas, bananas, maçãs, cenouras, couves ou abóboras foram alguns dos produtos frescos reunidos e transformados em cabazes, posteriormente entregues a quatro instituições do concelho de Albergaria: Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha, APPACDM de Albergaria-a-Velha, ASSA – Associação de Solidariedade Social de Alquerubim e Associação Humanitária Mão Amiga.

Tais alimentos permitiram confecionar saladas de fruta, sopas e compotas, evitando que tivessem o destino habitual, que seria o caixote do lixo.

A campanha cumpriu o objetivo de sensibilizar para a redução do desperdício alimentar, mostrando na prática que é possível a rentabilizar os produtos excedentários.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*