Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

13:00 13:10

Atual

Noticiário

13:00 13:10


Novos equipamentos de ecografia no CHEDV

Escrito por em 08/07/2020

Executando o plano de investimentos delineado pelo Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), foram aplicados cerca de 350 mil euros na aquisição de novos equipamentos de ecografia, num total de 7 ecógrafos.

Dentro das áreas clínicas disponíveis neste centro hospitalar, destaca-se a Cardiologia, valência em que foi adquirido um ecocardiógrafo com uma tecnologia bastante recente, permitindo a aquisição de imagens 3D e 4D e ainda a possibilidade de realização de cálculos de forma mais automática, melhorando substancialmente a qualidade das imagens adquiridas.

Outra área beneficiada por este investimento foi a Ginecologia/obstetrícia, com a aquisição de um ecógrafo com a mais recente tecnologia para a área do diagnóstico pré-natal.

Este equipamento permite a realização de ecografias por ultrassons com tecnologia de ponta, especializado em aplicações obstétricas e ginecológicas, com capacidade para produzir imagens em 3D e 4D. Este, junta-se a outro ecógrafo idêntico, adquirido em 2018, ficando esta importante área equipada com equipamentos atualizados e ao nível da melhor tecnologia existente.

Para além disso, foi iniciado um processo de substituição dos ecógrafos de apoio à atividade de rotina, com a aquisição de 2 equipamentos que substituíram os que estavam ao serviço há mais de 15 anos.

Os novos ecógrafos foram também afetos à Radiologia, que utilizará o seu novo material para a atividade de apoio ao Serviço de Urgência Médico-cirúrgica, bem como aos doentes de ambulatório seguidos na consulta externa; bem como aos Cuidados Intensivos, que foram contemplados com dois novos ecógrafos, sendo um deles portátil, o que lhe confere uma agilidade de utilização muito importante na área da medicina intensiva.

Todos estes novos aparelhos já se encontram em funcionamento, requalificando a capacidade de prestação de cuidados de saúde nos vários serviços clínicos.

O investimento realizado não resolve na totalidade as necessidades da instituição, contudo deu-se um passo bastante importante na melhoria das condições e dos meios que as equipas médicas têm ao seu dispor, conseguindo assim corresponder com eficácia e qualidade.


Foto: Direitos Reservados
Texto: Rita Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *