Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Para o PCP o estado agravado de abandono de S. Vicente de Pereira resulta da agregação das Freguesias

Escrito por em 19/05/2021

A Comissão Concelhia de Ovar do Partido Comunista Português (PCP), após visita à localidade, revelou um levantamento do mau estado em que se encontram os espaços públicos de São Vicente de Pereira Jusã.

Os comunistas concluem que essa Freguesia continua a ser “um dos territórios onde menos é investido pela Câmara Municipal e União de Freguesias”, relatando que a situação se agravou depois da agregação de Freguesias, com a consequente extinção dos seus órgãos autárquicos – Assembleia e Junta de Freguesia.


Relacionado:


Nesse contexto, o PCP tem encetado diligências para restituir a autonomia das freguesias de Ovar, São João, Arada e S. Vicente de Pereira. Contudo, a proposta apresentada na Assembleia da República, foi rejeitada pelo Partido Socialista (PS), Partido Social Democrata (PSD), Centro Democrático Social (CDS), Pessoas Animais e Natureza (PAN), Iniciativa Liberal (IL) e CHEGA.

O PCP de Ovar salienta que a Rua João Rodrigues Oliveira Santos, uma via estruturante da Freguesia, não possui passeios em nenhum lado da estrada, obrigando os transeuntes a circular na berma, comprometendo a segurança de todos os utilizadores, especialmente de idosos e crianças.

Na Rua Manuel Gomes Oliveira, junto à Escola Básica, existem dispositivos de medição de velocidade instantânea, que não produzem o efeito desejado porque não se encontram complementados com semáforos limitadores de velocidade junto às escolas.
Nesta situação, os comunistas propõem a instalação de sinalização luminosa, uma vez que o troço da via em causa é propício a velocidades mais elevadas, proposta que já foi apresentada na última Assembleia Municipal pelo deputado municipal do PCP, Miguel Jeri.

Essa zona foi identificada no recente Plano Municipal de Redução do Ruído, como zona de conflito (intensidade de som superior ao recomendado), o que torna a necessidade de reduzir a velocidade nessa via ainda mais premente.

Ainda na Rua Manuel Gomes Oliveira, junto à área industrial, o pavimento está muito deteriorado, com buracos e remendos, necessitando de intervenção urgente, já que a área é utilizada diariamente por dezenas de veículos, muitos deles dedicados à atividade económica que dinamiza esta freguesia.

O partido aponta também que é importante requalificar a envolvente que abrange a extensão da Unidade de Saúde Familiar (USF) Alpha, a Igreja e o Centro Social, três pólos de atividade onde se agregam os fregueses, sendo necessário corrigir o piso, que se encontra levantado em muitas zonas e instalar mobiliário urbano, tornando a zona mais amiga dos cidadãos com mobilidade reduzida.

Os comunistas terminam a sua listagem de intervenções com a necessidade de limpeza das paragens de autocarro instaladas, uma vez que se encontram frequentemente sujas com poeira e outros resíduos.


Fotos: CDU Ovar
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *