«Queremos preparar uma equipa para o futuro» – Cláudio Maciel
Escrito por AVfm em 05/01/2022
No Complexo Desportivo do Sargaçal parece não haver resultado negativo que abale a convicção do CCR Válega em garantir o futuro do seu futebol. Cláudio Maciel, treinador do plantel principal, falou com a Rádio AVfm no final do jogo perante o Avanca (derrota valeguense por 2-0) e sublinhou o plano do clube para o médio e longo prazo.
«Queremos preparar uma equipa para o futuro», palavras que lançam o mote dentro de um plantel com uma média de idades a rondar os 23 anos. A experiência no Campeonato SABSEG, embora carente de resultados práticos, pode gerar uma boa base para o que aí vem.
«Quando iniciamos este projeto, pensávamos que tínhamos uma equipa de transição. Aos poucos, temos conhecido os jogadores e vemos que temos miúdos com muita qualidade. Estamos a tentar ganhar consistência defensiva e, depois, avançaremos para o processo ofensivo.»
Mostrando intenções de permanecer no Válega para lá do fim da presente temporada, Cláudio Maciel sublinha que a assimilação das ideias está a surgir aos poucos. «Quando construímos uma casa, começamos pelos alicerces. […] Estamos a adotar um sistema que comece no processo defensivo e queremos posse de bola e qualidade de jogo.»
Desde a chegada de Cláudio Maciel, embora o Válega tenha sofrido golos em todos os jogos, vai melhorando a sua média. Nos 7 jogos desde a chegada do atual técnico, o Válega concedeu 18 golos (média de 2,6 por jogo), um melhor registo do que os 39 golos sofridos nos 11 jogos anteriores (média de 3,5 por jogo).
Em semana de preparação para uma deslocação a Estarreja, a equipa busca ainda a primeira vitória no Campeonato SABSEG. Mas, já longe das contas da manutenção, busca acima de tudo a evolução dos seus processos e a capacidade ser mais competitiva num patamar tão exigente como a elite aveirense.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva
Entrevista: Joel Magina
Áudio: Jaime Valente