Current track

Title

Artist

Current show

Programa da Manhã

08:00 11:00

Current show

Programa da Manhã

08:00 11:00


Requalificação do Cemitério Antigo de Cortegaça inaugurada com cravos vermelhos

Written by on 28/04/2022

Pouco depois das 15h00 do dia 25 de Abril, as comemorações municipais do 48º. Aniversário do Dia da Liberdade centraram-se em Cortegaça, na Igreja Matriz de Santa Marinha e no Cemitério Antigo.

Nesse momento simbólico procedeu-se à inauguração da requalificação do cemitério e respetiva placa comemorativa, a par da apresentação das placas informativas dos dois espaços, ambos classificados como património de interesse público.

Reverendo Padre Manuel Dias da Silva

O Reverendo Padre Manuel Dias da Silva foi o primeiro a usar da palavra. Depois de consultar os arquivos, partilhou com os presentes algumas curiosidades sobre o cemitério, tais como a dimensão e o preço de cada sepultura.

Agradecendo a dedicação do executivo da junta e da autarquia, o padre partilhou a sua opinião, comentando que o espaço está agradável, convidando à visita e cumprindo a missão de honrar a memória e o descanso das pessoas que lá jazem.

Fez um apelo à Câmara Municipal de Ovar (CMO), na pessoa de Salvador Malheiro, pedindo-lhe para salvaguardar e proteger os painéis azulejares da Igreja Santa Marinha, que, com bairrismo, afirmou serem mais belos do que os existentes na icónica Igreja Matriz de Santa Maria de Válega. Desejou ainda a criação de uma capela mortuária e de casas de banho públicas.

Sérgio Vicente | Presidente da Junta de Freguesia de Cortegaça

Sérgio Vicente, presidente da Junta de Freguesia de Cortegaça, registou a curiosidade da aproximação das datas do Domingo de Páscoa e de 25 de Abril, que se unem no significado de Libertação e Paz. Mencionando o ramo de oliveira que a pomba branca carrega no bico, relembrou que no interior do cemitério estão plantadas 4 árvores dessa espécie.

Afirmou para já não querer “descansar em paz”, mas sentir-se em paz, continuando a contribuir para o desenvolvimento da vila e a cumprir com as obras prometidas. O autarca reconheceu ainda o trabalho e o espírito cortegacense do arquiteto Luís Miguel Oliveira e do engenheiro Carlos Violas, que muito contribuiriam para a requalificação inaugurada.

Salvador Malheiro | Presidente da Câmara Municipal de Ovar

Salvador Malheiro, presidente do executivo municipal, realizou a última intervenção. Começou por admitir que a freguesia de Cortegaça não teve o reconhecimento devido no passado e que, desde que tomou posse em 2013, tem tentado fazer essa justiça.

Refletiu que o 25 de Abril implicou a obrigação de zelar pelas comunidades, nomeadamente cuidando dos espaços e prestando bons serviços públicos. Nesse sentido, mostrou-se orgulhoso e feliz por ver na vila cortegacense um conjunto significativo de intervenções, algumas já realizadas e outas a decorrer, a par das projetadas para o futuro.

Relativamente ao cemitério, para proporcionar conforto a quem visita o espaço, prometeu a instalação de bancos.

A Rádio AVfm fez o registo de todas as intervenções, que pode ouvir nos player’s multimédia disponíveis acima. Fizemos ainda um registo fotográfico dos melhores momentos, que aqui partilhamos:

« de 50 »

Áudio: José Carlos Soares
Fotos: Paulo Homem de Melo
Texto: Irina Silva

Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *