Current track

Title

Artist

Current show

Programa da Manhã

08:00 11:00

Current show

Programa da Manhã

08:00 11:00


“Samba Com Vida” começa hoje a juntar centenas de amantes do Carnaval em Estarreja

Written by on 06/05/2022

O concelho vizinho de Estarreja recebe, este fim-de-semana, “um dos principais eventos nacionais e europeus de samba”.

Após uma pausa forçada de dois anos, devido a constrangimentos da pandemia Covid-19, o Samba Com Vida (SCV) está de regresso e promete preencher a cidade estarrejense de ritmo, com uma programação a prever concertos, um mega-desfile, workshops e convívios. Organizado pela Grupo Recreativo Escola de Samba (GRES) Trepa Coqueiro de Estarreja, o evento decorre no Parque Municipal do Antuã.

Pedro Salsa, membro da organização, recordou que na edição de 2020, o evento contou com a participação de 3 mil pessoas de 20 nacionalidades e antecipou que, para este ano, “estão reunidas as condições para termos um grande evento”.

O Samba Com Vida é composto por uma grande componente formativa, a par de atividades lúdicas, espetáculos, convívio e outras diversões. O programa centrado na formação pretende melhorar a qualidade do Carnaval e para isso, estarão presentes especialistas do samba vindos do outro lado do Atlântico: Macaco Branco, Bianca Monteiro, Marcella Alves, Leandro Assis, Priscilla e Rodrigo, para dirigir workshops de instrumentos, dança e criação de adereços.

Nesta edição, além do principal, haverá um segundo palco de espetáculos e de concertos, possibilitando um programa mais preenchido e abrangente. As iniciativas mais visíveis serão a gala “Globos do Samba” e o “Mega-desfile”.

Hoje à noite decorre a gala “Globos do Samba”, onde serão distinguidos e premiados os que mais se destacaram no samba, com base em nomeações feitas pelas escolas de samba do país e posterior votação do público. Dos nomeados para as várias categorias estão incluídos elementos das Escolas de Samba do Carnaval de Ovar.
O momento será transmitido em Livestreaming na página do Facebook do Samba Com Vida.

Amanhã, 7 de maio, às 21h30, terá lugar o desfile noturno de escolas de samba, de entrada livre, que irá reunir 200 elementos na bateria, a ser dirigida pela primeira vez na Europa pelo Mestre Odilon. Ao seu som desfilarão 250 figurantes (madrinhas de bateria, passistas, mestres sala e portas bandeira) de 20 escolas de samba, oriundas de Estarreja, Ovar, Mealhada, Oliveira de Azeméis e Sesimbra.
O Mega-desfile será transmitido em direto pela Rádio AVfm na sua página de Facebook, assim como na do Samba Com Vida.

Ainda no sábado, o concerto cabeça de cartaz da noite levará o Grupo Sambô ao palco principal principal do evento. Com início previsto para as 23h30, também terá direito a transmissão em Livestreaming no nosso Facebook e no da organização.

Os responsáveis pela iniciativa consideraram que este “se tornou num importante pilar económico para o Município e do ponto de vista de melhoria de competências e de qualidade do nosso Carnaval”.

Realizado com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja, o Samba Com Vida está “de volta e com força”, numa terra de amantes do Carnaval. O edil, Diamantino Sabina, acredita que a iniciativa irá correr “tão bem como nos anos anteriores”, marcando o regresso dos grandes eventos à cidade.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *