Secretário de Estado da Saúde anunciou oficialmente as obras do Bloco Operatório do Hospital de Ovar
Escrito por AVfm em 20/05/2021
Durante esta manhã, pelas 11h00, no Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar (HFZ), realizou-se a sessão de anúncio oficial da obra de remodelação e ampliação do Bloco Operatório da unidade hospitalar vareira.
Presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, a apresentação contou com a presença, entre outras individualidades, de Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar e de Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar.
A empreitada, adiantada pelo Hospital de Ovar em primeira mão, resulta da possibilidade de enquadramento do investimento no fundo estrutural e de investimento “Portugal 2020”, de onde beberá financiamento num montante global de cerca de três milhões de €uros.
Relacionado:
Esperançoso, Luís Miguel Ferreira, adiantou que talvez as obras se pudessem iniciar ainda este ano, contudo com um longo caminho ainda por percorrer, com a realização e aprovação da candidatura, o lançamento do concurso público, o visto do Tribunal de Contas e o período da obra em si, prevista para 12 meses, Salvador Malheiro, mais realista, apontou a conclusão da mesma para o ano de 2023.
A Rádio AVfm esteve presente no local, tendo realizado o registo das intervenções:
Luís Miguel Ferreira reconheceu que esta obra é muito importante para o Hospital de Ovar, uma vez que irá melhorar as condições de trabalho, segurança e conforto da atividade cirúrgica.
Adiantou ainda que o projeto prevê dignificar o espaço de recobro dos utentes, os vestiários e os circuitos. A nível tecnológico, o bloco operatório será modernizado com novos equipamentos e este, ao ser ampliado, permitirá a existência de uma segunda sala de operações, a qual só será operacionalizada assim que se consigam os necessários recursos humanos.
O Presidente do Conselho Diretivo da unidade de saúde adiantou que gostava de aproveitar o piso inferior do bloco operatório para outras atividades, como a consulta externa e a realização de meios complementares de Diagnóstico e Terapêutica, sublinhando que todo o espaço ganho é precioso.
Salvador Malheiro enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Hospital e os seus profissionais de saúde, ficando satisfeito por ver esse esforço agora compensado com esta intervenção.
Afirmou que a parceria mantida entre a autarquia e o Hospital de Ovar será para manter, assegurando que a Câmara Municipal de Ovar já estava preparada para apoiar esta grande intervenção e que, não ajudando agora, devido ao apoio disponibilizado pelo Governo, ajudará mais tarde, em obras complementares que também são necessárias para manter a alta qualidade do serviço hospitalar prestado.
Diogo Serras Lopes admitiu ter ficado impressionado com a energia e força de vontade dos representantes do Hospital de Ovar, quando lhe apresentaram o projeto de investimento e explicaram o quanto é necessário para a comunidade.
Deitando mão a referências anteriores a um “hospital pequeno” quando os oradores falavam do Hospital de Ovar, o Secretário de Estado da Saúde afirmou que todas as instituições hospitalares constituem o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e não apenas as grandes.
Confessou ainda que preferia ter 100 hospitais pequenos a manter 10 grandes, assegurando que se sente a diferença no serviço prestado em contexto de proximidade, sendo tanto mais notório quando a unidade hospitalar consegue ser fiel à sua identidade.
Fizemos ainda o registo fotográfico do evento: