Current track

Title

Artist

Current show

Programa da Manhã

08:00 10:00

Current show

Programa da Manhã

08:00 10:00


“Sou a única pessoa do Concelho de Ovar em posição elegível nas próximas eleições” disse-nos Carla Madureira ao pequeno almoço

Por em 12/01/2022

Na passada sexta-feira, 7 de janeiro, Carla Madureira, candidata do Partido Social Democrata (PSD) à Assembleia da República, tomou o pequeno almoço com a imprensa, numa sessão de esclarecimentos informal. Entre mandatos, Carla Madureira convocou representantes de órgãos de comunicação locais, com quem fez um balanço do trabalho desenvolvido, a par das intervenções realizadas na Assembleia da República ao longo da legislatura iniciada em 2019 e agora interrompida.

A deputada, que fez questão de se posicionar como o único nome do Concelho de Ovar a concorrer num lugar elegível à próxima legislatura, aproveitou a ocasião para traçar metas para o futuro, vincando o seu compromisso com a comunidade local, assegurando querer levar os interesses do município à discussão no Palácio de São Bento.

Balanço do primeiro mandato

Ao longo da legislatura que agora chega ao fim, foram várias as ações da deputada (veja aqui o mapa de atividades completo) que levaram o distrito de Aveiro e especialmente o concelho de Ovar à ordem do dia.
Desde intervenções nos plenários, até à interpelação de Ministros de vários setores governamentais, Carla Madureira apresentou as dificuldades da comunidade, reivindicado soluções e exigindo especial atenção para a localidade que passou por uma cerca sanitária.

A proximidade foi uma constante, ouvimos e fomos a voz dos nossos concidadãos. Não nos poupámos a esforços, para alertar, para denunciar, para encontrar soluções.

No seguimento da pandemia Covid-19 e do forte impacto que teve em Ovar, a deputada lutou por uma discriminação positiva para os trabalhadores e as empresas do concelho, que viram a sua atividade imensamente limitada, sem esquecer a abertura urgente das Unidades de Saúde Familiar de Ovar (USF). Conseguiu mesmo aprovar um Projeto de Resolução que defendia a adoção de medidas excecionais para o município vareiro, que infelizmente não teve a consequente ação por parte do Governo.

Outros temas de interesse em que desenvolveu trabalho disseram respeito à requalificação do bloco operatório do Hospital Dr. Francisco Zagalo e da Esquadra de Ovar da Polícia de Segurança Pública (PSP), às necessárias intervenções na Estrada Nacional 109 e na Escola Secundária de Esmoriz, a par da defesa da linha de costa marítima contra a erosão.

Sem se esquecer que representa o distrito, a título de exemplo, reivindicou a requalificação do troço ferroviário da Linha do Norte entre o nosso Concelho e Espinho, defendeu a inclusão de escolas de Ovar e Estarreja no Orçamento de Estado e lutou pela abertura do serviço de urgência básica em Castelo de Paiva.

Na hora de fazer o balanço, estamos em condições de nos apresentarmos com a mesma vontade de servir o nosso concelho, o nosso distrito e o nosso país

Metas para a próxima Legislatura

Consciente de que nem todas as suas intervenções resultaram em soluções, Carla Madureira assume que está empenhada e motivada para continuar a reivindicar, junto do Governo, as necessidades dos seus conterrâneos.

Como temas que considera prioritários, a recandidata está preocupada com a costa litoral e com o facto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não dedicar nenhuma verba para a sua defesa. Focada nas políticas de proximidade, diz que irá lutar pela desagregação das freguesias, algo pertinente no nosso Concelho, onde as comunidades querem sentir os seus interesses e necessidades, próprios de cada localidade, bem representados. No que respeita a infraestruturas, levará ao Parlamento a reivindicação das intervenções na Linha Ferroviária e na EN 109.

Adepta de políticas descentralizadas e de proximidade face ao cidadão comum, Carla Madureira acredita que a sua posição em lugar elegível no Círculo Eleitoral de Aveiro, a par do trabalho desenvolvido até à data, será uma motivação para que a população do concelho e do distrito não se abstenha nas próximas eleições.

Rui Rio

A deputada mostrou-se totalmente alinhada e confiante no líder laranja, Rui Rio.
Consciente de que a possível mudança de governo não é a solução imediata para todos os males da nação, Carla Madureira acredita que o país estará melhor servido com a vitória dos sociais-democratas nestas eleições legislativas, garantindo que o seu partido irá procurar a melhor “solução governativa possível”.

Órgãos de Comunicação Social puderam expor as suas dificuldades

Aproveitando ter consigo vários Órgãos de Comunicação Social locais, a recandidata surpreendeu ao querer inteirar-se das dificuldades do setor. Afirmando que reconhece a importância do trabalho desenvolvido, relembrou que ela própria fez um percurso de que não se esquecerá pelos meandros das rádios locais. Assim, os representantes da Rádio AVfm, Voz de Esmoriz, 7 Sentidos e Jornal N puderam falar das carências e dos anseios legítimos que têm para o futuro dos seus projetos.

Sugestões como o desbloqueio dos apoios financeiros ao investimento em infraestruturas, equipamentos e modernização, a par da redução da carga fiscal e taxativa associada à atividade foram registadas por Carla Madureira. A importância da reorganização do espectro radiofónico também foi abordada, a par da criação de mecanismos que impeçam a fácil transformação de emissoras locais em generalistas. Em tempo de eleições foi apontada a incompreensão quanto ao facto das emissoras locais estarem arredadas da transmissão dos Direitos de Antena das Eleições Legislativas, que poderiam ser uma pequena ajuda através da contrapartida financeira que lhes está associada. Relativamente à imprensa escrita, os presentes queixaram-se do aumento dos custos de produção ao nível da impressão e dos preocupantes e comuns atrasos na distribuição e entrega das suas publicações.

Currículo de Carla Madureira

Carla Manuel de Sousa Madureira, natural de Esmoriz, começou a sua carreira como professora.

Na política local, a deputada é ainda presidente da Assembleia de Freguesia da sua localidade e vice-presidente da Mesa da Assembleia Distrital do PSD/Aveiro.

Também se envolve no associativismo local, sendo Secretária da Mesa da Assembleia Geral do Esmoriz Ginásio Clube.

De volta ao Parlamento, é Membro da Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo, vice-presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Cuba e membro do Grupo Parlamentar de Amizade para o Acompanhamento das Comemorações do V Centenário da Circum-navegação comandada pelo Navegador português Fernão Magalhães.


Relacionado:



Fotos: Direitos Reservados
Reportagem: Jaime Valente
Texto: Irina Silva

Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*