Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Sábado de Manhã

09:00 12:00

Atual

Sábado de Manhã

09:00 12:00


Zé Maia “A RISCA” lançamento de livro com panorâmica de 4 metros de Ovar

Escrito por em 23/04/2024

No passado dia 12 de abril, a editora Doninha Ternurenta, na pessoa de Maria José Simão, e o artista vareiro Zé Maia, apresentaram, na Biblioteca Municipal de Ovar, o livro-objeto com aguarelas “A Riscar em Ovar”, com registos das ruas e fachadas da cidade.

O livro, que estava a ser preparado há cerca de um ano, era um desejo antigo do vareiro e foi dedicado à família, sobretudo ao seu pai, José Augusto de Almeida, um dos fundadores e primeiro Diretor do Museu de Ovar.

Na sessão de lançamento, foram várias vezes mencionadas a iniciativa, a determinação e a coragem necessárias para que o projeto se tornasse realidade, com uma livraria/editora local a apostar num trabalho de um artista local, sobre o nosso território.

A Rádio AVfm marcou presença na apresentação de “A Riscar em Ovar” e esteve à conversa com Domingos Silva, presidente da Câmara Municipal de Ovar, a editora Maria José Simão, da Doninha Ternurenta, e o artista Zé Maia.

Domingos Silva | Câmara Municipal de Ovar

Domingos Silva afirmou que a apresentação de “A Riscar em Ovar” foi uma ótima maneira de arrancar as celebrações dos 50 Anos do 25 de Abril, com o trabalho de um vareiro de gema que dignifica e homenageia o município.

O autarca acrescentou que Zé Maia é possuidor de um olhar atento e perspicaz. Com base no ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”, Domingos Silva entende que o registo consolidado dos seus desenhos num livro sem texto transmite mensagens importantes, como a história, o património e os espaços da cidade, e a forma como os vivemos.

Maria José Simão partilhou que foi um desafio trabalhar com os registos de Zé Maia sem desvirtuar o talento do artista. A editora explicou que a dimensão e a forma do livro levantaram questões quanto à sua execução, tendo sido contactadas mais de 50 gráficas até alcançar a empresa Maiadouro. Outro grande desafio foi o registo fotográfico dos “rabiscos” de Zé Maia, que estiveram a cargo de Roger Santos. Nas palavras de Maria José, ele “conseguiu arranjar uma artimanha qualquer” para fotografar os desenhos sem os cortar, estragar ou manchar. 

Riscos ou Rabiscos são os nomes que gosta de chamar aos seus desenhos. Zé Maia brincou também com as semelhanças entre “a riscar” e “arriscar”, uma vez que o lançamento de um livro, com enorme potencial, pode sempre ter sucesso ou não.

Homem de artes plásticas e trabalhos manuais, o vareiro partilhou que o registo panorâmico que deu origem ao livro foi um trabalho que levou algum tempo a ser efetuado, não só pela sua extensão, mas também por trabalhar nele nos períodos em que fazia sentido para si.

A Riscar em Ovar” está disponível na Livraria Doninha Ternurenta, situada na Loja Nº. 10 das Galerias Cáster, na Rua Aquilino Ribeiro, Nº. 83, 3880-151, no centro da cidade de Ovar.

Reveja alguns momentos da apresentação de “A Riscar em Ovar“, pela lente de António Dias:

« de 86 »

[give_form id=”81006″]


Fotos: António Dias
Áudios: Jaime Valente
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *