Anos depois da candidatura a património imaterial, o Cantar dos Reis de Ovar está em consulta pública
Escrito por AVfm em 07/09/2020
Uma das tradições do inverno vareiro, o “Cantar os Reis”, foi alvo de um processo de candidatura a património nacional imaterial.
A autarquia pretende ver este legado que atravessou gerações no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Finalmente, o Ministério da Cultura deu seguimento ao processo, abrindo o período de consulta pública.
Enquanto por todo o País de cantam “as Janeiras”, em Ovar as “Troupes” cantam “os Reis”, apresentando-se há muitos anos com letras e músicas originais, fazendo parte do programa cultural vareiro como uma marca insubstituível do nosso município.
“um processo de codificação artística, social e performativa considerada diferenciadora, uma vez que adquiriu um recorte cultural próprio, sofisticado ao nível da composição musical e poética, e especializado ao nível da performance”.
justifica-se na candidatura
A consulta pública, que decorrerá ao longo de 30 dias, permitirá que, relativamente a esta candidatura a património nacional imaterial, qualquer cidadão se pronuncie, fazendo chegar à Direcção-Geral do Património Cultural informação que possa ser pertinente no sentido da classificação ser aceite ou recusada.
Reveja aqui o espetáculo do Centro de Arte de Ovar deste ano: