Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ritmos Urbanos

22:00 24:00

Atual

Ritmos Urbanos

22:00 24:00


Musicalíssimo | 28 Fev 2024

Teresa Leite 28/02/2024

 

 

Emissão: 28 de Fevereiro 2024

 

Descrição: Cada programa parte de um estilo, personalidade, composição ou instrumento musical que origina uma descoberta interessante através de uma abordagem rica e aprofundada.

DestaqueJ.S. Bach – Seis Motetos BWV 225-230

 

Voltamos a Bach e desta vez com os Motetos, obras vocais com acompanhamento instrumental não independente, que se destinavam a atos fúnebres ou memórias póstumas. A palavra deriva do francês, mot, que neste tipo de obras constituia uma grande novidade. Compositores de diferentes estilos e épocas, desde a renascença até ao alto romantismo, escreveram obras polifónicas, como Palestrina, Scarlatti, Mozart e mesmo Brahms e Bruckner. Os motetos de Bach, pensou-se que teriam sido escritos para treinar o coro da Igreja de São Tomás em Leipzig, mas a tendência é para se pensar que o seu objectivo seria para serem executradas em cerimónias fúnebres de cidadãos importantes da cidade.
A Escola de S.Tomás continua até aos dias de hoje com vários coros em atividade. Foi fundada em 1212 pela Ordem de S.Agostinho e é uma das mais antigas escolas do mundo. Os motetos de Bach continuaram a ser apresentados pelo Coro da Escola de S.Tomás de Leipzig após a sua morte; recorde-se que Bach foi Chefe de Capela da Igreja entre os anos de 1723 e 1750. Em 1789 Mozart assistiu a uma apresentação do coro cantando alguns motetos de Bach e declarou que foi uma experiência muito marcante para ele.
Algum tempo depois dessa experiência de Mozart, a então recentemente fundada Academia de Canto de Berlim começou a estudar os Motetos de Bach e incorporou-os no seu repertório, vindo a obra a ganhar notoriedade a partir do século XIX para nunca mais ser esquecida. Os quatro primeiros motetos de Bach constituem a minha escolha para este programa.

 

 

 

 

Playlist:
Johann Sebastian Bach – Singet dem Herrn ein neues Lied (BWV 225)
Johann Sebastian Bach – Jesu meine Freude (BWV 227)
Johann Sebastian Bach – Furchte dich nicht (BWV 228)
Johann Sebastian Bach – Der Geist hilft unsrer Schwachheit auf (BWV 226)
Johann Sebastian Bach – Komm, Jesu, komm (BWV 229)

[give_form id=”81006″]

 


 

Publicação: Catarina Pereira
Foto(s): Direitos reservados

Musicalíssimo

Histórias da Música e dos Músicos

Mais informações