Daniel Pinheiro e Inês Monteiro triunfam na 29ª Meia-Maratona Cidade de Ovar

Por em 08/10/2017

A força dos números consegue ser arrebatadora e, por isso mesmo, saber que esta manhã se concretizou pela vigésima nona vez a Meia-Maratona Cidade de Ovar é estar diante de um marco assinalável.

Ao longo dos anos a organização tem pertencido ao AFIS/Ovar (Atletas de Fim-de-Semana), entidade que o faz de forma amadora mas que, com muito brio, empenho, vontade e espírito de sacrifício eleva hoje a prova até um patamar que em nada fica a dever a organizações mais profissionalizadas.

Desde a primeira edição, que contou «apenas» com 600 inscritos – e já na altura duplicou o número previsto de participações – que a Meia-Maratona tem registado uma evolução significativa.

Daniel Pinheiro, no masculino, e Inês Monteiro, no feminino, foram os grandes vencedores do dia. O corredor do Maia Atlético Clube terminou a prova em 1 hora, 5 minutos e 19 segundos (1:05:19), enquanto a atleta do Clube de Atletismo de Seia cortou a meta em 1 hora, 12 minutos e 40 segundos (1:12:40).

Ouça as entrevistas aos vencedores:

Momento em que Daniel Pinheiro corta a meta na 29ª Meia-Maratona Cidade de Ovar.

Daniel Pinheiro – Vencedor 29ª da Meia-Maratona Cidade de Ovar

 

Momento em que Inês Monteiro corta a meta na 29ª Meia-Maratona Cidade de Ovar.

Inês Monteiro – Vencedora da 29ª Meia-Maratona Cidade de Ovar

Foi uma boa prova dos vencedores que, ainda assim, não foi suficiente para bater os recordes vigorantes. No escalão masculino a melhor marca continua a pertencer a Luís Jesus, com 1:01:47, registada há mais de 20 anos em 1995. Na categoria feminina, é Jéssica Augusto quem detém o melhor tempo, tendo-o feito em 2011 com 1:09:13.

Daniel Pinheiro e Inês Monteiro não foram os primeiros atletas do dia a chegar à meta, uma vez que a Corrida do Azulejo – a grande novidade e uma estreia deste ano – viu Fernando Serrão e Teresa Costa fazerem história e sagrarem-se os primeiros campeões na vertente de 10 km.

Fernando Serrão, do Sporting CP, concluiu em 32 minutos e 23 segundos, ao passo que Teresa Costa, do ACD Jardim da Serra, finalizou em 41 minutos e 42 segundos.

Em reportagem no local, a AVfm registou os testemunhos dos vencedores:

Fernando Serrão sagrou-se o primeiro vencedor de sempre da Corrida do Azulejo.

Fernando Serrão – Vencedor da Corrida do Azulejo (10 km)

Teresa Costa também fez história e venceu a primeira edição da Corrida do Azulejo.

Teresa Costa – Vencedora da Corrida do Azulejo (10 km)

Estiveram presentes responsáveis políticos do município, com Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, a dar o tiro de partida dos 21 km quando o relógio indicava as 10h.

Salvador Malheiro – Presidente da Câmara Municipal de Ovar

Bruno Oliveira – Presidente da União das Freguesias de Ovar

Com mais de 2000 inscritos só na meia-maratona e um total de participações que superou as 4000 pessoas, 2017 revelou-se desde logo a edição mais concorrida de sempre.

Para o AFIS, o balanço é extremamente positivo, opinião partilhada por Mário Cordeiro, responsável da Associação de Atletismo de Aveiro que também se fez representar esta manhã.

Luís Gama – Presidente do AFIS

António Saramago – Diretor da 29ª Meia-Maratona Cidade de Ovar

Mário Cordeiro – Presidente da Associação de Atletismo de Aveiro

 

Tiveram ainda lugar a 17ª Caminhada Cidade de Ovar, patrocinada pela Bosch, e a 22ª Mini-Maratona «Correr Pela Vida, Não À Droga», patrocinada pela Royal School of Languages.

Veja a fotogaleria:

 


Foto: António Dias
Texto: Ricardo Marques


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

A sua nova rádio de sempre

A passar agora
TITLE
ARTIST