Aldeia dos Amiais recebe investimento do Município de Sever do Vouga piscando o olho ao turismo rural
Written by AVfm on 23/04/2021
O Município de Sever de Vouga viu ser aprovada uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que disponibilizou uma verba de 100 mil €uros, para vários investimentos a concretizar na Aldeia dos Amiais, na Freguesia de Couto de Esteves.
Atualmente já se encontram em curso as obras de beneficiação que pretendem destacar e dinamizar o aglomerado rural que integra a Rede das Aldeias de Portugal e a Rota da Água e da Pedra das Montanhas Mágicas. Além de potenciar o turismo rural, a autarquia também pretende conservar e valorizar o património arquitetónico e etnográfico, em benefício da comunidade local e da população em geral.
A intervenção irá criar condições de acolhimento de visitantes, promover os costumes e a identidade cultural da região e incentivar o comércio local. Para tal, estão previstas as seguintes intervenções:
- requalificação da calçada à portuguesa que contorna e permeia a aldeia,
- requalificação do fontanário,
- reposição do lavadouro,
- criação de casas de banho públicas e balneários,
- reabilitação de dois barracões na Eira Comunitária para instalação de casa de petiscos e posto de venda de artesanato,
- criação de zona de aparcamento,
- instalação de sinalética,
- aplicação de mobiliário urbano (bancos, papeleiras, pérgulas e floreiras),
- criação de uma área de lazer, com aplicação de mesas e bancos,
- criação de zonas de descanso,
- desmatação e limpeza das leiras em frente à Eira Comunitária,
- recuperação de alguns muros em pedra,
- aplicação de guarda de proteção em madeira em frente à Albufeira.
O presidente do executivo municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, referiu que a Aldeia dos Amiais tem sido alvo de intervenções ao longo dos últimos anos, melhorando a vida da população aí residente, que ronda as quatro dezenas de cidadãos.
Quanto à criação de equipamentos e atrações que potenciem o turismo, o edil considerou que “nesta altura em que caminhamos para o desconfinamento, é necessário investir-se cada vez mais no que de melhor o concelho tem e pode oferecer a quem nos visita, no sentido de criar riqueza cultural, turística e económica”.