Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Município de Ovar subsidia refeições de alunos de famílias vulneráveis durante o confinamento

Escrito por em 05/02/2021

Na sequência da suspensão das atividades letivas, no âmbito do Estado de Emergência, a Câmara Municipal de Ovar (CMO) deliberou disponibilizar um apoio financeiro, equivalente ao apoio das refeições escolares, à semelhança do que foi praticado ao longo do 3º. trimestre de 2020.

A aprovação foi efetivada na última reunião de Câmara, traduzindo-se numa verba próxima de 16.200€ (dezasseis mil e duzentos euros), que irá beneficiar as famílias de 738 alunos, inscritos nos escalões A e B da Ação Social Escolar, matriculados no ensino Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas do Concelho de Ovar.

O apoio pretende equilibrar financeiramente o custo de cada refeição consumida durante os 11 dias úteis em que as crianças não têm acesso à cantina escolar, no período de 25 de janeiro a 5 de fevereiro, equivalente ao Estado de Emergência inicialmente decretado. 2,00€ (dois euros) será o subsídio a entregar às famílias por cada refeição.

De acordo com as declarações prestadas por Ana Cunha, Vereadora com os pelouros da Educação e Ação Social, entre outros,

o apoio financeiro em questão será mantido enquanto se verificar que as medidas do Estado de Emergência afastam os alunos das escolas e consequentemente do direito à refeição escolar

A atribuição de um apoio financeiro direto foi a forma mais eficaz que a autarquia vareira encontrou para ajudar as famílias mais vulneráveis do Concelho a fazer face às despesas de alimentação das crianças que frequentam o ensino Pré-Escolar e o 1º. Ciclo, sublinhando que, paralelamente, têm sido identificados agregados familiares a quem é ainda concedido apoio em géneros, seja diretamente pela autarquia, ou através da Rede Social.

Recorde-se que inicialmente, em 2020, este apoio era mais restrito, ao aplicar-se apenas a alunos do 1º. Ciclo do Ensino Básico com o escalão A atribuído. Após acompanhamento e análise das situações familiares, a CMO decidiu alargar o apoio aos escalões e níveis de ensino acima referidos.

Acolhimento de filhos de profissionais a operar na linha da frente da luta contra a Covid-19

Desde 25 de janeiro que o Município de Ovar tem em funcionamento serviços de acolhimento para crianças até aos 12 anos, pertencentes a famílias de profissionais que exerçam serviços essenciais, desde que residentes no próprio concelho.

As crianças que se encontrem matriculadas no Ensino Pré-escolar ou Básico, são acolhidas na Escola Secundária José Macedo Fragateiro. Os bebés que frequentem a creche podem ser recebidos na Fundação Manuel Pereira e Pinho, em Válega, ou na Santa casa da Misericórdia de Ovar.

Os interessados nos serviço de acolhimento devem contactar com o Agrupamento de Escolas de Ovar, através do endereço eletrónico esb3.djmfragateiro@escolas.min-edu.pt ou do telefone 256 581 000.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *