Faixa Atual

Título

Artista


Plataforma Cidades vai debater “A Ferrovia e Ovar – Oportunidades e ameaças” no salão nobre da Câmara Municipal de Ovar

Escrito por em 14/07/2022

A Plataforma Cidades – Grupo de Reflexão Cívica realizará, no próximo sábado, 16 de julho, um encontro, cujo tema central será “A Ferrovia e Ovar – Oportunidades e Ameaças”. A iniciativa será uma oportunidade de debate, contando com o apoio da Câmara Municipal de Ovar (CMO). Terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Será um dia bem preenchido, com a manhã dedicada ao “objeto” de trabalho, às suas “especificidades” e respetivos impactos, numa troca de ideias entre os convidados, da qual serão retiradas as “questões chave”. A sessão da tarde, com início às 14h30, aberta a toda a comunidade, discutirá os pontos principais previamente identificados, com a participação de elementos da plataforma, convidados e público presencial ou remoto. Terminará cerca das 17h00, com a divulgação das conclusões.

No primeiro período do dia, na procura de identificar os principais impactos, os elementos da Plataforma Cidades ouvirão autarcas, membros da administração regional pública, empresários e sindicalistas, a par de representantes de IPSS e associações. Serão ainda partilhadas as opiniões de António Oliveira (CEO da empresa OLI e Presidente do Conselho Geral da UA), Carlos Borrego (Professor Universitário e ex-ministro do Ambiente), Teresa Sá Marques (Professora Universitária e Coordenadora do PNPOT e outros Planos), Domingos Tavares (Arquiteto, Docente e Presidente do Conselho Diretivo da FA-UP), Martim Costa (Arquiteto e Autarca) e de Eduardo Pereira (Economista e Administrador da SCMO).

Do lado das ameaças a enfrentar, estarão seguramente a “quadruplicação” da Linha do Norte só até Ovar ou Estarreja (na zona de Samouqueiro), a ligação ao Porto de Aveiro a partir de uma Linha do Norte “não quadruplicada” e a “inaptidão” desse Porto, tanto na resposta que tarda às necessidades da Região Centro e Norte, como em funcionar de forma articulada com o de Porto de Leixões, já “esgotado”.

Quanto às oportunidades a considerar, certamente serão ponderados o desenvolvimento da Linha da Beira Alta (e a sua ligação a Aveiro, a partir de Albergaria e a Viseu, para comboios de mercadorias de 750m), a paragem da Alta Velocidade em Aveiro e os benefícios que isso distribui num raio de 30 quilómetros pelas Linhas do Norte e do Vouga, a par da “reabilitação” da Linha do Norte, entre Aveiro e Espinho (Silvalde).

A reabilitação da Linha do Vouga poderá ser estudada em conjunto pela Universidade de Aveiro e pelo Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente, num trabalho focado na intervenção urbanística e nuclearização do povoamento, no intuito de aproximar áreas de residência de bacias de emprego, criando nós de referência e espaços centrais de comunidades mais coesas, técnica e cientificamente mais capacitadas.

A organização considera que o Plano Ferroviário Nacional e as alterações a realizar em Ovar são de máxima importância para a região e todo o país, sendo uma oportunidade decisiva para melhorar a vida de toda a comunidade e das gerações vindouras.
Contudo, a Plataforma Cidades alerta para um plano que também trará ameaças, as quais necessitam de ser bem compreendidas e atempadamente resolvidas, por forma a evitar algum tipo de definhamento local ou coletivo.

Assim, a organização apela à participação de todos, para que em conjunto se possa refletir e tentar encontrar modelos de coletivamente identificar o que fazer, quando e por quem, a bem do interesse público e da qualidade de vida de todos e de cada um de nós.

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, considera que o debate público e o exercício de reflexão em conjunto sobre ideias e projetos colocam em funcionamento a democracia.

O tema deste encontro é fulcral para o desenvolvimento do Município de Ovar e da Região.

disse o edil

Reconhecida a devida importância, o autarca afirmou que é com prazer que o município se associa à iniciativa, desejando o maior sucesso à Plataforma Cidades e que esta consiga encontrar, em conjunto com os vareiros, as melhores soluções para as questões da ferrovia.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *