Faixa Atual

Título

Artista


Programação cultural “Maio do Azulejo” celebra o património de Ovar enquanto Cidade-Museu Vivo do Azulejo

Escrito por em 01/05/2023

Com a chegada do mês de Maio, está de regresso a programação cultural “Maio do Azulejo” transformando Ovar numa Cidade-Museu Vivo do Azulejo. O extenso evento multidisciplinar tem o carimbo da Câmara Municipal de Ovar (CMO).

A iniciativa pretende valorizar, ao longo de todo o mês, o património azulejar, arquitetónico, histórico e cultural existente um pouco por todo o concelho. A sexta edição apresenta-se com um programa diversificado, exploratório, inclusivo e estruturado, no qual se destacam concertos ao ar livre, exposições, oficinas e visitas orientadas.

Dia Nacional do Azulejo e Dia Nacional dos Museus

Um dos grandes destaques da programação é a celebração do Dia Nacional do Azulejo, a 6 de Maio. O dia será preenchido com um conjunto diversificado de visitas guiadas, oficinas criativas, contadores de histórias e performances de dança e teatro, pelos espaços públicos da cidade.

O início da tarde será marcado pela inauguração de uma instalação artística de fachadas azulejares, “Casinhas”, com padrões feitos por cerca de 1100 alunos do 2º ciclo das Escolas do Concelho de Ovar. As 48 estruturas vão criar a “Rua das Cores” em plena Praça da República.

À noite, o Largo do Tribunal de Ovar, um dos espaços mais emblemáticos do centro histórico da cidade e referência da azulejaria modernista Portuguesa, recebe o concerto de Teresinha Landeiro.

Destaque ainda para a mostra de artesanato “Azzelij”, em parceria com as associações de artesanato do município, que acontecerá durante todo o dia no largo do Chafariz do Neptuno, onde artesãos e criadores darão a conhecer novas propostas de produtos ou serviços inspirados no tema Azulejo.

As comemorações arrancaram hoje, 1 de maio, com a atividade CLICK #5, um passeio fotográfico pelo centro da cidade Ovar. As imagens captadas farão parte de uma instalação artística exposta em espaço público no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, transformando Ovar numa galeria a céu aberto. Esta efeméride relativa aos museus será ainda assinalada com a Inauguração do Painel de Azulejos “Raízes” produzido pelos utentes da CERCIVAR, cerca das 11h00, e pela Apresentação do projeto museológico do Museu do Azulejo de Ovar, pelas 18h00.

As exposições

Além da exposição “Casinhas” e da galeria do Click #5 já mencionadas, Maio do Azulejo conta com mais uma exposição. No dia 8 de Maio, será inaugurada, na Escola de Artes e Ofícios, pelas 18h30, “Os painéis de azulejos da Estação de Caminho-de-Ferro de Ovar”. Patente até 31 de julho, a mostra apresenta os 9 painéis que outrora embelezaram as fachadas nascente e poente da Estação de Ovar. O conjunto representava monumentos e paisagens portuguesas, baseando-se em clichés do fotógrafo ovarense Ricardo Ribeiro, cuja autoria coube ao pintor barrista Licínio Pinto.

As Oficinas

Dias 10, 11 e 12 de Maio, das 19h00 às 21h00, o Museu Escolar Oliveira Lopes acolhe a Oficina de Cerâmica “Telhas da Regedoura”. Estas eram moldadas nas coxas dos operários e não chegam a ter 40 cm de comprimento. Não há duas telhas iguais!
Nesta oficina, serão recriadas as técnicas antigas para fazer a telha da Regedoura.

No dia 13, a Escola de Artes e Ofícios (EAO) recebe a Oficina de Ocarinas. Entre as 10h00 e as 12h30, os participantes irão conhecer e tocar instrumentos musicais feitos de barro.
Além das ocarinas, outros instrumentos de barro serão explorados e mais objetos sonoros poderão ser inventados.

Nos dias 15, 16 e 26 de Maio, entre as 19h00 e as 21h00, irá decorrer a Oficia de Cerâmica Criativa Maínhos, na EAO. Joana Nogueira irá ensinar as bases da modelação em cerâmica necessárias para a criação de um vaso, juntamente com a criação de um personagem “Maínho”.

Este equipamento municipal recebe, no dia 27, a Oficina de Iniciação à Pintura em Azulejo, das 10h00 às 12h30. Nesta atividade, os participantes terão um primeiro contacto com a pintura em azulejo, aprendendo as diferentes etapas da sua confeção. Cada participante irá realizar um conjunto de paletas de cor e concretizar um projeto de azulejo figurativo.

Nos dias 29, 30 e 31 de Maio, a EAO recebe a Oficina de Escultura em Azulejo, das 19h00 às 21h00. Os azulejos em relevo são uma das técnicas de produção e decoração da azulejaria do século XIX e início do século seguinte ainda presentes na cidade de Ovar. Neste workshop serão exploradas diferentes abordagens da escultura sobre azulejo, assim como as bases da modelação em cerâmica necessárias para a criação de um azulejo em semi e alto relevo.

Os Espetáculos

Além do concerto de Teresinha Landeiro, no Dia Nacional do Azulejo, o Maio do Azulejo promove o espetáculo Grande Orquestra das Mãos de Barro no Centro de Arte de Ovar, no dia 13 de Maio pelas 21h30; um concerto de Fados na Estação, no largo da Estação de Comboios de Ovar, no dia 26 de Maio pelas 21h30; e a atuação de Tiago Bettencourt, juntamente com a Banda Filarmónica Ovarense e a Sociedade Musical Boa União, no dia 27, cerca das 21h30, na Praça da República.

Da programação, ainda fazem parte Visitas Guiadas a zonas históricas onde o património azulejar é abundante, incluindo um percurso de igrejas, e outras iniciativas e atividades independentes que desafiam o participante a ir descobrir autonomamente esse património pela cidade, como o jogo “Vai Passear”. Há ainda programas especiais a agendar para grupos e para cidadãos com deficiência visual.

Consulte o Programa completo do “Maio do Azulejo”.
Contactos úteis:

  • Escola de Artes e Ofícios:
    eao@cm-ovar.pt | 256 509 180
  • Centro de Arte de Ovar:
    caovar@cm-ovar.pt | 256 509 160
  • Serviço de Turismo de Ovar:
    turismo@cm-ovar.pt | 256 509 153 / 930 409 207

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *