Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Horóscopos

11:10 11:15

Atual

Horóscopos

11:10 11:15


Programação religiosa e cultural assinala o período da Quaresma em Ovar

Escrito por em 28/02/2023

A Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Ovar está a promover um programa religioso e cultural para celebrar o período da Quaresma.
Criada em 2022, esta comissão é constituída pela Paróquia de S. Cristóvão de Ovar, Irmandade de Nosso Senhor dos Passos de Ovar, Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Ovar, Câmara Municipal de Ovar e Turismo Centro Portugal. A grande missão é planear, organizar e promover o programa da Semana Santa de Ovar.

As celebrações deste período em Ovar são marcadas pelas grandes e tradicionais Procissões Quaresmais e pelas Capelas dos Passos. Estas tradições distinguem a localidade do resto do país e foram, recentemente, reconhecidas a nível europeu, com um comité internacional a integrar a Paróquia de Ovar na Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa.

Entre a Religião e a Cultura, fique a par das práticas e das atividades que assinalam a Quaresma e a Páscoa em Ovar:

  • As Procissões Quaresmais

No primeiro domingo de março, dia 5, pelas 15h00, irá decorrer a Procissão dos Terceiros, também conhecida por procissão das Cinzas ou da Penitência. A mesma acontece no 2º Domingo da Quaresma e é atualmente composta por 14 andores que figuram os principais exemplos de santidade franciscana.

No dia 17 de março, sexta-feira, pelas 21h00, terá lugar a Procissão da Transladação da Nossa Senhora da Dores, onde se realizada a transladação da Imagem de Nossa Senhora das Dores da Capela do Passo do Calvário para a Capela de Santo António.

No domingo seguinte, dia 19, pelas 15h00, decorre a Procissão dos Passos, que pretende reconstituir o caminho (os passos) de Jesus Cristo desde o Pretório até ao Calvário. Por isso mesmo, ainda hoje, a procissão cumpre o itinerário dos Passos (calvários) espalhados no centro histórico.

Na noite de 6 de abril, irá decorrer a Procissão do Ecce-Homo (Terro – Terro), palavras pronunciadas pelo governador Pôncio Pilatos quando apresentou Jesus perante a multidão e à qual o submeteu ao destino final. No silêncio da noite, interrompido, pontualmente, pelo som das matracas, três imagens do séc. XVII – Crucificação, Senhor da Cana Verde e Cristo Atado à Coluna – percorrem a cidade de Ovar.

Na manhã seguinte, pelas 7h30, decorre a Procissão da Via Sacra, o mais apreciado exercício de piedade em louvor da Paixão de Jesus Cristo. Esta procissão percorre as catorze cruzes presentes nas principais ruas do centro da Cidade e tem por objetivo acompanhar, espiritualmente, o trajeto de Jesus desde a agonia, no Jardim das Oliveiras, com momentos de meditação, até ao sepulcro.

Ainda no dia 7 de abril, às 21h30, terá lugar a Procissão do Enterro do Senhor. Em Ovar, é anterior à construção das Capelas dos Passos. Partindo da Capela dos Passos do Calvário, a Procissão faz o percurso da Paixão de Cristo com dois andores – o esquife com Cristo Morto e Nossa Senhora da Soledade – regressando ao mesmo local.

  • O Programa Cultural

No dia 12 de março, pelas 17h30, a Igreja Matriz de Ovar irá receber a apresentação “Quadros Vivos de Caravaggio”, uma dramatização monumental das obras do pintor Michelangelo Merisi da Caravaggio, que é acompanhada de música sacra da época (Requiem).
Quadro a quadro, assistiremos às recriações das obras do pintor, testemunhando também a harmonia da música e dos movimentos na construção e desconstrução de cada cena.

A programação segue com a Exposição50 Anos da Casa-Museu de Arte Sacra – A Coleção”, a partir de 18 de março. Centrada nas comemorações dos 50º aniversário da Casa Museu de Arte Sacra (CMAS) da Ordem Franciscana Secular de Ovar, a exposição traz à luz as mais icónicas peças da coleção deste espaço, nos mais variados suportes, congregando assim, diversas cronologias e tempos num mesmo momento, permitindo uma verdadeira viagem pelos sentidos da História da Arte.

Nos domingos 26 de março e 2 de abril, pelas 17h30, a Igreja Matriz de Ovar irá receber Concertos Quaresmais, com o período de sublimação a influenciar a música portuguesa. A religiosidade da época é geradora de formatos musicais essencialmente vocais, profundos e belos, sendo retratada em obras de contemplação de compositores que vão desde o Barroco à contemporaneidade.
Na primeira data, irá decorrer o Concerto quaresmal pela Banda Sinfónica de Ovar e na, segunda data, o Concerto quaresmal pela Orquestra Filarmonia das Beiras.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *