Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Alegria de Viver

18:00 19:00

Atual

Alegria de Viver

18:00 19:00


Taça de Portugal: Esmoriz GC despacha S. Mamede e abre a porta dos quartos

Escrito por em 13/12/2017

Vencedor da Taça de Portugal masculina em 1982 e finalista em 1983, 1984 e 2005, o Esmoriz GC não é o emblema do voleibol português com maior história na prova, mas não deixa de ter muitos pergaminhos a defender. Na presente edição, a equipa orientada por Bruno Lima entrou em competição nos oitavos de final e logo contra outro primodivisionário, a AA S. Mamede. Uma partida que se jogou em solo esmorizense e onde o conjunto da Universidade do Voleibol selou, com tranquilidade e pela margem máxima, a passagem aos quartos.

O 3 x 0 (25 x 23 | 25 x 20| 25 x 20) nunca esteve em causa e, apesar de alguns lampejos de qualidade dos visitantes, o mau momento de forma do S. Mamede foi notório e bem aproveitado pelo EGC. A equipa da Barrinha regressa à senda das vitórias quando, nos últimos 5 jogos de I Divisão, apenas tinha trilhado esse caminho por uma vez.

Para que isso acontecesse, a abordagem a esta eliminatória teve zero margem para poupanças. O Esmoriz apareceu em campo com o seu 6 base composto por Bruno Gonçalves, André Rosa, Ricardo Alvar, José Pedro, Mário Fortes e Paulo Gomes. Diogo Neto e Pedro Ribeiro voltaram a revezar-se na posição de líbero, entre side out e transição.

O primeiro parcial teve um marcador bastante discutido mas sempre com um Esmoriz GC com superioridade. Embora a equipa tenha estado mal no capítulo do serviço, foi conseguindo resolver as coisas no ataque. O oposto José Pedro foi o mais eficaz no terceiro toque, tanto na rede como a partir de segunda linha. O set fechou com um 25 x 23 e uma equipa da casa protagonista, fazendo a maioria dos seus pontos e alimentando o S. Mamede na sua própria contagem.

A tendência manteve-se no reatar, mas com a agravante do Esmoriz ter perdido algum do fulgor que lhe permitiu ter folga para somar sucessos. Os de S. Mamede de Infesta cresceram dentro do terreno de jogo e, na sua melhor fase, tiveram 7 pontos à maior e lideraram a contenda por 13 x 6. Assim, Bruno Lima foi obrigado a reorganizar as tropas e lançou David Marques na procura de novas ideias na distribuição.

O suplente entrou (como já o tem feito em tantos outros jogos) de forma muito assertiva, ganhou o lugar até ao final da partida e foi o gestor da recuperação da sua equipa no 2º set. O Esmoriz conquistou lentamente o ascendente e ultrapassou o S. Mamede já perto do fim do parcial, altura em que a equipa visitante se perdeu, inclusivamente, em termos disciplinares. O central Afonso Leão foi admoestado com um vermelho no último ponto e o Esmoriz GC conquistou o 2-0 com um 25-20 no placard.

Os matosinhenses ainda tentaram reagir e começaram o terceiro set na liderança. Mas foi sol de pouca dura perante um Esmoriz GC com vontade de ter uma folha limpa. O jogo rapidamente voltou a equilibrar até à fase crucial e aí, como anteriormente, os comandados de Bruno Lima tiveram pulso mais firme e venceram de forma peremptória.

Mais uma vez, o juíz Rui Gomes foi obrigado a puxar dos cartões e o jogo terminou mesmo antes do ponto 25, quando os esmorizenses lideravam por 23 x 20. Afonso Leão, expulso pela segunda vez, viu a sua equipa incapaz de continuar por não ter mais substituições para efetuar.

Um final insólito num jogo que não teve teve grande história. A vitória é justa e o EGC avança assim para os quartos de final, juntando-se a SL Benfica, Vitória SC, AA Espinho, Castêlo da Maia GC, CS Marítimo e Leixões SC. Fica ainda à espera do desfecho do jogo entre AJ Fonte do Bastardo e SC Caldas para que, em sorteio, conheça o próximo adversário na prova rainha.

Pedro Silva e Helder Ferreira foram os repórteres da AVfm no local. Ouça as entrevistas aos técnicos:

Bruno Lima – Treinador do Esmoriz GC

 

Nuno Corte Real – Dirigente da AA S. Mamede

 

Olhando a possíveis adversários, o caminho não se afigura fácil. Mesmo com a queda extemporânea de Sporting CP e SC Espinho, o Esmoriz GC não é mais do que um outsider nesta competição. Mas mesmo um outsider tem as suas chances e, num jogo a eliminar, tudo por acontecer.

Agora, há que mudar o chip e voltar ao objetivo do campeonato. Pela frente aparece já o Leixões SC que, depois da derrota em Espinho no domingo, oferece ao Esmoriz GC outro jogo de dificuldade máxima. Os esmorizenses recebem os “Heróis do Mar” na 15 a jornada e procuram deixar para trás 3 derrotas consecutivas que deixam a luta pelo 8 o lugar em risco.

Veja a fotogaleria:

 


Fotos: Helder Ferreira
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *