Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Sábado de Manhã

09:00 12:00

Atual

Sábado de Manhã

09:00 12:00


3 em 4: Estreia positiva para Ovar no Campeonato SABSEG

Escrito por em 05/09/2021

No regresso do futebol e do Campeonato SABSEG, o concelho de Ovar teve uma estreia com o pé direito e, globalmente, positiva. ARC S. Vicente Pereira, AD Ovarense e SC Esmoriz venceram os seus encontros na Zona Norte da competição; e apenas o CCR Válega não conseguiu resistir ao seu adversário, no primeiro jogo de sempre dos valeguenses entre a elite de Aveiro, na Zona Sul.

O S. Vicente Pereira entrou primeiro em campo, este sábado, vencendo o Cucujães por 2-1. Já hoje, a tarde de bola reservaria ainda as vitórias da Ovarense nas Valadas, perante o Canedo (1-2); e do Esmoriz, na receção ao Carregosense (3-1). Por seu turno, e com tarefa árdua, o Válega ainda esteve empatado durante muito tempo contra o Pampilhosa no Complexo Desportivo do Sargaçal, mas acabaria derrotado com um 1-4 que é (concluíram ambos os técnicos em entrevista à AVfm) exagerado para o que se passou dentro das quatro linhas.

A compensação… compensou

Num jogo bem disputado em Cucujães, o S. Vicente Pereira foi bafejado pela felicidade de recolher os 3 pontos… mas teve de esperar pelo período de descontos para, qual golpe de teatro, mudar por completo o texto que parecia traçado para o jogo.

A AC Cucujães de Zé Carlos marcou cedo, aos 20 minutos, por intermédio de Tiago Oliveira (ex-SC Esmoriz) e, apesar do domínio intenso dos Corvos ao longo de uma segunda parte absolutamente frenética, a bola teimava em não entrar e o empate parecia uma miragem para o conjunto orientado por Paulo Gomes.

Condicionado no seu banco devido à problemática das inscrições que afetou praticamente todos os conjuntos do SABSEG nesta primeira jornada, o S. Vicente não se coibiu de atacar o resultado com alterações de tração à frente. A entrada de Óscar Gomes, em particular, viria a ser decisiva para o desfecho do encontro.

É que o ponta-de-lança vicentino, de regresso a uma casa onde já tantas vezes foi feliz ao longo da carreira, foi aposta de Paulo Gomes para o assalto final à baliza de Fábio e, para além de poder de choque no ataque, acrescentou presença na grande área para a fase em que o S. Vicente Pereira encostou o Cucujães às cordas.

Os golos da reviravolta épica surgiriam aos 90’+4 e aos 90’+7 e já numa fase em que o Cucujães defendia com todos os elementos e se via obrigado a utilizar o seu guarda-rede suplente, João Pedro, devido a uma lesão que afastou Fábio dos últimos minutos do encontro. Tentos que chegaram de cabeceamentos certeiros de Manu Alves e do próprio Óscar Gomes, tendo as assistências primorosas ficado a cargo de Luís Miguel e Ratinho.

Ouça as declarações de Paulo Gomes | ARC S. Vicente
Ouça as declarações de José Carlos | AC Cucujães

Ovarense cumpre nas Valadas

Mostrando alguns pormenores que aguçam o apetite aos adeptos e até com espaço para virar o jogo na segunda parte, a Ovarense venceu nas Valadas contra um Canedo que teve menos bola, defendeu durante a maior parte do tempo, mas teve arte e engenho para assustar os comandados de Tiago Leite.

Os homens da casa até saíram para o intervalo na frente, graças a um belo remate de Gabi. No entanto, a Ovarense foi completamente dominadora na etapa complementar e coube ao homem golo da época passada para os alvinegros, Fábio Novo, a honra de virar o marcador. Fábio Novo que, assim, parte de imediato para o lugar cimeiro da lista de melhores marcadores do SABSEG, com 2 golos – os mesmos de André Pinhal do SC Esmoriz e Diogo Tavares do SC Beira-Mar.

Apresentando-se no 3-4-3 que trabalhou ao longo da pré-temporada, a Ovarense dá sinais de que terá uma equipa coesa para atacar a época e, mesmo privada de algumas das contratações com que abordará o futuro, voltou a dar mostras de ter profundidade para ser um candidato, na Zona Norte, aos lugares de acesso à Fase de Subida do Campeonato SABSEG.

Ouça as declarações de Tiago Leite | AD Ovarense
Ouça as declarações de Carlos Neves | CF Canedo

Pinhal desbravou o caminho para os 3 pontos

Teoricamente mais apetrechado do que o Carregosense para a primeira jornada, o SC Esmoriz precisava de mostrar em campo, no Estádio da Barrinha, que a sua juventude tem capacidade para ser um caso sério da presente edição do Campeonato SABSEG… e assim o fez. Na estreia do novo técnico, Nuno Rangel, os Guerreiros da Barrinha foram felizes e venceram por 3-1.

O médio André Pinhal acabou mesmo por ser o herói da partida, apontando 2 dos 3 golos com que os esmorizenses triunfaram. Depois de já ter deixado boas indicações em épocas transatas, o jovem de 21 anos quer que este seja o seu ano de total afirmação. Depois de ter estado de malas e bagagens para o SC Paivense, Pinhal quedou-se em Esmoriz e retribuiu a confiança do seu treinador com uma exibição para mais tarde recordar.

Hugo Montenegro completaria o ramalhete já no fecho da partida, completando o 3-1 final. Mais um jovem a marcar num Esmoriz que ataca a época com uma filosofia que já vem de há uns anos a esta parte: um plantel jovem, irreverente, mas recheado de qualidade e vontade de singrar.

Válega foi afoito, mas incapaz no segundo tempo

O único derrotado vareiro da 1ª jornada foi mesmo o CCR Válega. Em estreia absoluta na competição e perante os seus adeptos no Sargaçal, o conjunto de Gonçalo Muge acusou a ansiedade de competir contra um dos grandes da Zona Sul, o Pampilhosa, e teve uma entrada a frio, sofrendo cedo.

A reação foi, no entanto, espetacular. O Válega dividiu a primeira parte, conquistou o empate graças a um golo de Tiago Fragoso e partiu para o intervalo com todas as possibilidades de ser feliz posteriormente. Destaque para a entreajuda e espírito operário do conjunto valeguense, a intenção de sair a jogar com bola desde o seu guarda-redes e ainda para a perspicácia e estilo móvel do seu ataque.

Ainda assim, a maior valia técnica e tática do Pampilhosa fez-se sentir ao longo da etapa complementar. Os ferroviários marcaram cedo no reatar (53′) e colocaram o Válega numa difícil posição em termos anímicos. Os anfitriões ainda tentaram responder com as armas que tinham, mas invariavelmente tinham dificuldades no ataque e/ou eram surpreendidos na defesa.

O resultado final de 1-4 a favor do Pampilhosa é algo exagerado e, nesse aspeto, ambos os técnicos parecem estar de acordo – a julgar pelas declarações que teceram aos microfones da AVfm, no pós-jogo. Já a vitória dos visitantes, essa é totalmente justa e prova que, nesta Zona Sul, o Válega terá ainda de subir alguns patamares para competir de igual para igual contra os adversários que lutarão pela parte cimeira da tabela classificativa.

Ouça as declarações de Gonçalo Muge | CCR Válega
Ouça as declarações de Nuno Raquete | FC Pampilhosa

Próxima Jornada:

FC Cesarense vs SC Esmoriz
AD Ovarense vs SC Paivense
ARC S. Vicente Pereira vs Canedo FC
Oliveira do Bairro FC vs CCR Válega


Imagem: Pedro Silva
Texto: Pedro Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *