Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

16:00 16:10

Atual

Noticiário

16:00 16:10


Basquetebol: Ovarense sem chama para o Dragão

Escrito por em 05/02/2021

No jogo grande da 17ª jornada da Liga Placard, a Ovarense complicou a vida ao FC Porto para vender uma derrota na Arena de Ovar por 56-66. A diferença de 10 pontos, que ditou o sexto triunfo consecutivo dos Dragões, foi apenas carimbada nos minutos finais do último quarto, tendo a Ovarense (ao contrário do desafio entre os dois, na primeira volta) estado viva na discussão da contenda até aos seus derradeiros momentos.

Contudo, esta não foi a partida de basquetebol estonteante, com jogadas de encher o olho que todos esperavam. De facto, durante grande parte dos 40 minutos, as defesas evidenciaram-se aos ataques e as organizações ofensivas e jogadas de cariz coletivo culminaram muitas vezes em lançamentos frustrados, que deram origem a percentagens baixas para os atiradores e estatísticas individuais pobres para alguns dos intervenientes na quadra.

De realçar, ainda assim, a capacidade física dos jogadores do FC Porto que, mesmo tendo sofrido com o (agora) estilo extremamente agressivo da Ovarense na hora de defender o seu cesto, fizeram uso de uma média de alturas bem mais assinalável para ganhar nos confrontos e, mesmo quando a eficácia era baixa, dispor muitas vezes de segundas e terceiras oportunidades para montar os seus ataques.

A Ovarense até começou melhor, estando na frente do marcador durante grande parte do primeiro quarto. Foi só nos últimos lances dos 10 minutos iniciais que os homens de Moncho López passaram para a dianteira, mantendo-se assim, mas sempre com uma vantagem magra. Vantagem essa que chegou a estar cifrada em apenas 1 ponto de diferença no começo do quarto período, altura em que a Ovarense até dispôs de posse de bola para passar para a dianteira.

Tal não aconteceu e a reta final do encontro trouxe um conjunto azul e branco bem mais acutilante e concentrado. Os visitantes subiram a parada e descolaram para os 10 pontos de vantagem com que terminaram o encontro, fazendo a Ovarense registar a 13ª derrota na Liga Placard, a quarta da era Pedro Nuno Monteiro (em 5 jogos).

Embora este não tenha sido o jogo ideal para aferir as qualidades dos jogadores da Ovarense, ainda houve dados estatísticos interessantes para alguns elementos. O jogador em maior foco foi mesmo o recente reforço norte-americano, Marcus Lovett Jr., que terminou o dia com 19 pontos, 2 ressaltos, 6 assistências e 3 roubos de bolo. Apesar de tudo, terá ainda de limar a sua conectividade com o resto da equipa, pois é um jogador que pauta o seu basquetebol por um uso excessivo das penetrações e iniciativas individuais.

No reverso da medalha, este foi claramente um jogo menos conseguido para Jeffrey Early Jr., ele que esteve quase meia hora dentro da quadra e apenas somou 2 pontos, 2 ressaltos e uma assistência.

Do lado do FC Porto, o poder físico de Larry Gordon fez-se sentir. O experiente extremo de 33 anos fez uma exibição que lhe garantiu um duplo-duplo com 22 pontos, 10 ressaltos, 5 assistências e um desarme de lançamento. Miguel Queiroz (11 pontos, 8 ressaltos, uma assistência, 1 roubo de bola, 2 desarmes de lançamento), Brad Tinsley (11 pontos, 3 ressaltos, 3 assistências) e Eric Anderson Jr. (6 pontos, 13 ressaltos, 4 assistências, 1 desarme de lançamento) foram outros nomes em voga.

Pedro Silva, repórter da Rádio AVfm, assistiu à partida e falou com os técnicos no final. Ouça as declarações:

Treinador Ovarense Gavex | Pedro Nuno
Treinador FC Porto | Muncho López

Com esta derrota, o objetivo do playoff fica cada vez mais distante para a Ovarense. A formação vareira ocupa o 11º lugar (4 vitórias em 17 jogos) e já vai com 3 triunfos de atraso em relação ao tão desejado 8º lugar, neste momento ocupado pela Académica de Coimbra. Para complicar ainda mais as contas, Galitos e CAB Madeira não desarmam no 9º e 10º lugar (6 vitórias), sendo que os insulares conseguiram mesmo a proeza de vencer a poderosa Oliveirense na 17ª jornada.

A Ovarense quer manter-se longe da descida direta, atribuída aos dois últimos classificados da Liga Placard – atualmente FC Barreirense (1 vitória) e Maia Basket (2 vitórias). Para isso, precisa de somar triunfos e acreditar que ainda pode escalar na classificação geral.

Vivendo um interregno no campeonato devido à pausa para compromissos das Seleções Nacionais, este é o momento certo para assimilar ideias novas e adquirir os níveis de confiança necessários para subir de nível ao longo de Fevereiro. Isto porque, durante este mês, a Ovarense terá apenas dois jogos para disputar e serão duas receções importantíssimas: a primeira ao Maia Basket (13 de Fevereiro) e depois aos açorianos do Lusitânia (27 de Fevereiro).


Fotos: Federação Portuguesa de Basquetebol
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente
Reportagem: Pedro Silva e Rafael Correia

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *