Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

16:00 16:10

Atual

Noticiário

16:00 16:10


Corta Mato Curto: Histórico! Guilhovai entra no pódio nacional de seniores

Escrito por em 23/03/2024

Mira foi palco de mais um dia histórico para o atletismo vareiro. O Nacional de Corta Mato Curto foi marcado pelo forte presença de clubes e corredores do concelho de Ovar, com destaque evidente para o GDC Guilhovai, que brilhou naturalmente na vertente de veteranos… mas também no patamar senior, onde obteve um incrível pódio coletivo.

A pista de cross do MiraVillas, em Mira, acolheu o Campeonato Nacional de Corta Mato Curto no dia 16 de Março. Esta vertente curta do corta mato disputou-se numa corrida de 4 kms e para a classificação coletiva contaram os 4 primeiros atletas de cada formação.

E se o primeiro lugar do SL Benfica e o segundo do SC Braga até foram expectáveis – face ao atual contexto do meio fundo português – o histórico 3.º lugar do GDC Guilhovai foi o culminar de um conjunto de passos dados na direção certa. 

O GDC Guilhovai, que já tinha dominado no Campeonato Distrital de Corta Mato Curto (ler aqui), mostrava estar pronto para correr rápido em Mira e alcançar uma posição cimeira na classificação coletiva. Porém, não deixa de ser uma agradável surpresa a sua entrada no pódio. 

Os atletas que contribuíram diretamente para este grande feito da formação de São João de Ovar foram Fábio Oliveira, Amado Martins, Vítor Oliveira e Luís Mendes; não esquecendo João Pedro Casal, que chegou logo atrás dos seus colegas, contribuindo indiretamente para a classificação coletiva.

O melhor elemento do Guilhovai foi, como já tem sido, o maratonista internacional Fábio Oliveira. Ele que que afirmou que, após o distrital, a equipa se organizou de forma a estar no nacional com um reforço veterano na equipa senior. Vítor Oliveira, atleta do escalão M40, ainda com muita qualidade nas pernas, foi o escolhido para dar mais capacidade ao conjunto.

Uma troca que pode ter contribuído para que os veteranos do clube não revalidassem o título de campeões nacionais, eles que ficaram na segunda posição em igualdade pontual com o primeiro classificado. Oliveira seria, teoricamente, o candidato favorito ao título de campeão nacional no seu escalão, o que daria a vitória coletiva ao Guilhovai.

Uma contrariedade forçada por um bem maior. Afinal de contas, não é todos os dias (nem todos os anos) que uma equipa de um pequeno lugar da freguesia de São João de Ovar pode ombrear com os melhores e vencer. Os próprios atletas reconheceram que é um feito histórico e assumem que esta troca foi fulcral e acertada – o pódio final dissipa todas as dúvidas.

Superando excelentes formações como o Sport Comércio Salgueiros, o Sporting Clube de Portugal, o Clube Desportivo São Salvador do Campo e o Clube de Atletismo de Seia, a prestação de Fábio Oliveira, Amado Martins, Vítor Oliveira, Luís Mendes e João Pedro Casal valeu ao Guilhovai o primeiro pódio nacional absoluto. A classificação presenteou os atletas com medalhas de bronze, mas este é um feito de ouro!

VETERANOS VAREIROS TAMBÉM ESTIVERAM DE EVIDÊNCIA

Como referido anteriormente, o Guilhovai foi também vice-campeão em veteranos, classificação obtida por força dos pódios de Paulo Gomes e António Fernandes e também pelas boas prestações dos restantes elementos da equipa. Ainda em representação do Guilhovai, Sandra Ferreira, venceu o escalão de veteranas 40.

Para além dos mencionados, também Maria Costa, dos Serviços Sociais dos Trabalhadores do Município de Ovar, alcançou a medalha de bronze na categoria de veteranas 60. Já Fernando Santos, dos AFIS, venceu o escalão de veteranos 80. 

Para além dos clubes e atletas em causa estiveram ainda presentes atletas vareiros em representação do Clube de Atletismo de Ovar, Arada Atlético Clube, ACR Vale de Cambra e GRECAS.

Esta foi uma jornada verdadeiramente gloriosa graças à enorme prestação coletiva dos seniores do Guilhovai, de mais uma excelente prestação dos seus veteranos e das prestações individuais dos restantes atletas. 

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Alexandre Azevedo


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *