Faixa Atual

Título

Artista


Voleibol: Abram alas para a Taça FPV

Escrito por em 06/03/2021

Depois de ter terminado a Série dos Primeiros do Campeonato Nacional da I Divisão no 5º lugar, o Esmoriz GC tenta agora fazer história na Taça Federação, título dedicado às equipas que ficaram arredadas dos quatro primeiros postos do campeonato regular e, por consequência, afastadas da luta pelo título nacional.

Os esmorizenses lutaram até ao último fôlego e até entraram na última jornada da Série dos Primeiros com hipóteses de sonhar por algo maior, mas caíram (de pé) perante os Tigres do SC Espinho. A jogar na Barrinha, a vitória dos visitantes assenta bem à partida, mas o resultado de 1-3 (23-25; 20-25; 25-20; 23-25) espelha o equilíbrio registado na quadra.

Assim, e apesar de cair para as contas de um objetivo secundário, o Esmoriz GC poderá ainda dar sequência à época histórica que está a realizar. Na verdade, vencendo a Taça Federação, o Esmoriz GC pode chegar ao 3º lugar geral do Campeonato e realizar, nada mais e nada menos, do que a sua melhor temporada em termos classificativos desde 2005/06, quando também subiu ao posto mais baixo do pódio.

Afastada da Final 8 da Taça de Portugal, a equipa orientada por Bruno Lima vai, portanto, manter o foco no máximo para cumprir este novo objetivo. Tal foi já reiterado pelo técnico aos microfones da AVfm e sublinhado também pelo clube nas suas redes sociais.

A Taça Federação joga-se no formato de playoff e, na primeira eliminatória, o Esmoriz GC, 5º classificado da fase regular, enfrentará o 8º colocado, SC Caldas. No outro confronto, entre 6º e 7º classificado, o Castêlo da Maia GC terá pela frente o VC Viana. As eliminatórias jogam-se numa série à melhor de 3 desafios e os qualificados juntar-se-ão, posteriormente, a um dos derrotados da meia-final do título nacional para uma disputa final do terceiro lugar.

O Esmoriz GC recolhe todo o favoritismo perante o SC Caldas. Os leirienses, onde militam Fred Santos, Humberto Silva e Diogo Oliveira (todos ex-EGC), não têm tido boas memórias contra o Esmoriz GC, tendo mesmo perdido todos os 3 confrontos da presente temporada. A série terá partidas na Barrinha e nas Caldas da Rainha, jogando-se o tira-teimas (caso este seja necessário) na Cidade Voleibol pelo facto do Esmoriz ser cabeça de série na disputa.

Este formato de Campeonato Nacional com playoffs intermédios é recente e foi apenas adotado pela Federação Portuguesa de Voleibol na época 2014/15. Desde então, o Esmoriz GC já esteve envolvido na Taça Federação por duas ocasiões, em 2016/17 e 2017/18.

O melhor registo é mesmo o de 2016/17, no primeiro ano de Bruno Lima ao comando da equipa senior do Esmoriz GC. A equipa, que tinha nas suas fileiras nomes como Rui Moreira, Ricardo Alvar, André Rosa, Bruno Gonçalves, e – o ainda com 20 anos – José Pedro Pinto, ainda eliminou a AA S. Mamede mas caiu na eliminatória seguinte contra o Vitória SC e fixou-se no 6º lugar geral do campeonato.

A Rádio AVfm esteve, no passado sábado, a acompanhar o último jogo da Série dos Primeiros, entre Esmoriz GC e SC Espinho. No final, estivemos à conversa com os treinadores de ambos os conjuntos. Ouça as declarações:

Treinador Esmoriz GC | Bruno Lima
Treinador SC Espinho | Nuno Coelho

Esmoriz GC x SC Espinho
Campeonato Nacional I Divisão – Série dos Primeiros – 14ª Jornada
Árbitros: José Camarez, Teresa Ferreira
Resultado final: 1-3
Parciais: 23-25 | 20-25 | 25-20 | 23-25

Esmoriz GC: Bruno Santiago, Rafa Santos (20), Everton Almeida (3), José Pedro Pinto (22), Roberto Reis © (11), José Pedro Andrade (8), Hugo Ribeiro (L)
Jogaram ainda: Bruno Dias, Afonso Reis (1), Pedro Henrique (3)
Não utilizados: João Francisco, Frederico Baptista, Luís Aguiar, Gonçalo Sousa (L)
Treinadores: Bruno Lima, Tiago Rachão

SC Espinho: José Pedro Monteiro (1), Gabriel Andrade (10), Robinho (18), Dinis Leão (31), Ricardo Alvar (4), Filip Cveticanin (5), Januário Alvar (L)
Jogaram ainda: João Simões©, Manuel Figueiredo (1)
Não utilizados: Gabriel Leite, Luís Godinho, João Castro (L), Vlado Tolmachov
Treinadores: Frederico Casimiro, Diogo Silva

Melhor recebedor: Rafa Santos (48 – 75% positivas)
Recebedor mais eficaz: Hugo Ribeiro (22 – 55% perfeitas)
Melhor atacante: Dinis Leão (24/45)
Atacante mais eficaz: Rafa Santos (19/24 – 79%)
Mais Ases: Dinis Leão (3/19)
Mais Blocos: Dinis Leão (4)
MVP Rádio AVfm: Robinho


Fotos: CB Fotos
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente
Reportagem: Pedro Silva e Joel Magina

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *