Ovarense despede-se com Honra da Taça de Portugal

Por em 15/10/2020

15 anos depois da última participação, a Associação Desportiva Ovarense (ADO) regressou à Taça de Portugal e, apesar de ter caído na receção ao Oriental Dragon Football Club (ODFC), honrou o passado vareiro na prova rainha e fez uma grande exibição contra um adversário do Campeonato de Portugal. Os alvinegros foram apenas eliminados no prolongamento, sendo que o 2-1 final traz alguma frustração tais foram as oportunidades da Ovarense para, pelo menos, levar o jogo para os penáltis.

A participação dos comandados de Tiago Leite não chega para igualar as históricas presenças de 90/91 ou 94/95, onde a Ovarense atingiu os quartos de final da Taça. Não chega, sequer, para igualar a participação de 2005/06, onde (com Tiago Leite no plantel) ainda passou uma eliminatória ao vencer o Tondela. No entanto, 2020/21, com este jogo, ficará lembrado como um regresso emocionante onde a Ovarense, mesmo sem público na bancada, trouxe ao de cima uma mística que ultrapassa quase todas as contrariedades que lhe possam surgir em campo.

De facto, as contrariedades foram uma constante ao longo do encontro. A primeira apareceu bem cedo, logo aos 4 minutos, com uma lesão do capitão Fábio Pereira, que se ressentiu dos problemas físicos que tem evidenciado em jogos anteriores – entrou Rodrigo Ferreira, que fez uma excelente exibição. Mas rapidamente se seguiu uma ainda maior: o lateral Roger, que até estava a prometer na sua exibição, foi expulso aos 23’, com vermelho direto.

A estratégia inicial da Ovarense para o jogo sofreu, por isso mesmo, um enorme rombo. Mais ainda porque, aquando da expulsão de Roger, os vareiros já perdiam por 1-0 graças a um belo golo de Martim Águas.

Tiago Leite revolucionou a tática dos seus pupilos, galvanizou-os ao intervalo, nos balneários, e a Ovarense apareceu transfigurada no segundo tempo. Com Bruninho em campo e Marmelo de regresso à competição, a equipa cresceu ofensivamente e importunou os homens de Setúbal.

Lima até foi a tempo de falhar uma grande penalidade aos 62 minutos – outro momento de azar para Ovarense ou, quanto mais não seja, uma grande defesa do guardião João Manuel – mas o desafio estava destinado a ter a marca vareira.

Foi já com Ricardo Ferreira e Tigas em campo que a Ovarense chegou ao empate e levou o jogo para mais 30 minutos de tempo extra. O extremo bateu um pontapé de canto na direita e, ao segundo poste, Joãozinho encostou nas alturas para um empate mais que justo.

Muito cansada, a Ovarense via entrar em campo algumas das estrelas do Oriental Dragon que saíam do banco de suplentes. Casos como os de Erik Mendes e Nii Plange vieram acrescentar qualidade aos visitantes dentro do terreno de jogo. Também Tiago Caeiro, antigo atleta do Belenenses, foi lançado para o prolongamento, mas rapidamente saiu com problemas físicos. Tiago Barroqueiro foi a aposta de Tiago Leite para o tempo extra, ele que preteriu o esgotado Lima.

No entanto, seria outro dos setubalenses lançado do banco a destacar-se no prolongamento. Bruno Grou marcou um golaço ao minuto 104, no lance seguinte a uma grande ameaça de golo da Ovarense, na área contrária, por parte de Ricardo Ferreira.

Vendo-se a perder, a Ovarense deu tudo para levar o jogo para, pelo menos, a decisão da marca de grande penalidade. Os 15 minutos da segunda parte do prolongamento foram de assalto total à baliza do Oriental, mas nem com Gustavo a fazer as vezes de ponta de lança a equipa conseguiu marcar o golo necessário.

O central (e capitão da Ovarense desde a saída de Pereira) ainda dispôs de duas chances interessantes, mas não conseguiu desfeitear João Manuel. Gustavo foi, no entanto, um dos maiores esteios na Ovarense, ele que voltou a competir na Taça (já o tinha feito ao serviço do Estarreja) e foi eleito MVP Rádio AVfm do encontro.

Mesmo tendo sido derrotado, foi um emocionado Tiago Leite aquele que falou aos microfones da AVfm, no final do encontro. Ostentando uma camisola com o nome do seu pai nas costas, o técnico da Ovarense preferiu deixar as polémicas do jogo de lado e focar-se em palavras de motivação e orgulho pelo que a sua equipa fez em campo.

Ouça as palavras dos dois treinadores:

Tiago Leite | Treinador AD Ovarense
Luís Manuel | Treinador Oriental Dragon

Fora da Taça de Portugal, a Ovarense vira-se agora para o Campeonato SABSEG, onde irá ter 3 deslocações diferentes nas próximas semanas. A próxima é uma importante ida a Fermentelos, para enfrentar uma equipa dos Leões da Pateira que tem sido sensação na Zona Sul e vem de uma surpreendente vitória de 3-0 sobre o LAAC.



Foto: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente
Reportagem: Pedro Silva e Joel Magina



Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST